Regras


Início do jogo

    Antes de se dar o início ao jogo o 1° árbitro realiza o sorteio por moeda ao ar, na presença dos dois capitães. A equipa que ganhar tem direito a escolher realizar primeiramente o serviço (bola) ou então a escolher o campo. O jogo começa por um serviço executado por um jogador colocado atrás da linha final (sem a pisar) na zona de serviço:

A bola deve ser lançada ou largada antes de ser batida;

A bola deve ser batida com uma só mão ou com o antebraço;

Após o apito do árbitro, o jogador dispõe de uma única tentativa em 5 segundos para realizar o serviço
.


 Obtenção de pontos

    No novo sistema a equipa que ganha a jogada soma um ponto. A jogada desenvolve-se até que a bola toque no solo, seja enviada para fora ou uma das equipas não a consiga reenviar correctamente. Em cada jogada é ganho um ponto (sistema de ponto por jogada). Quando a equipa que recebe ganha a jogada, ganha um ponto e o direito de servir e os seus jogadores efectuam uma rotação deslocando-se uma posição no sentido dos ponteiros do relógio. A rotação obriga os jogadores a jogar tanto junto à rede como na zona mais recuada do campo (tanto podem atacar como defender).
    Um set é ganho pela equipa que faz primeiro 25 pontos com uma diferença mínima de dois pontos. Em caso de igualdade a 24-24, o jogo continua até haver uma diferença de dois pontos (26-24, 27-25). Em caso de igualdade de sets 2-2, o set decisivo (5º) é jogado até aos 15 pontos com uma diferença mínima de dois pontos.


Toques na bola

    A cada equipa só é permitido realizar três toques e a cada jogador não é permitido realizar dois toques consecutivos.
    Esta regra é alterada quando há uma situação de bloco, isto é, quando um jogador efectua a acção técnica de bloco pode realizar outro toque logo de seguida e consequentemente a equipa nesta situação poderá optar por dar quatro toques.
    A bola pode ser tocada com qualquer parte do corpo.


 Bola fora

    As linhas que delimitam o campo fazem parte deste logo, A bola que bate na linha está dentro.
    A bola só é considerada fora quando toca no chão fora das linhas, ou num objecto fora dos limites do terreno.


Violação da Rede e da Linha de meio campo

    Tocar na rede ou passar com um ou dois pés para além da linha divisória do meio-campo é falta.


Área da linha dos três metros

    
Um jogador só pode realizar acções técnicas (remate e bloco) acima do bordo superior da rede se a chamada for realizada à frente da área da linha dos 3 metros e se estiver nas posições 2, 3 ou 4. Caso isto não se verifique o ponto é da equipa adversária.

Posições e Rotação

Picture











    



No momento de serviço, cada equipa deve estar colocada no seu próprio campo (exceptuando o servidor), em duas linhas de três jogadores, linhas essas que podem ser quebradas;

    Os três jogadores colocados junto da rede são os avançados e ocupam respectivamente as posições 4 (o jogador à esquerda), 3 (jogador ao centro), 2 (o jogador à direita);

    Os outros três são defesas e ocupam as posições 5 (o jogador à esquerda), 6 (o jogador ao centro), 1 (o jogador à direita);

    Depois do serviço os jogadores podem deslocar-se e ocupar qualquer posição no seu próprio campo ou zona livre.

    Quando a equipa que recebe ganha o direito ao serviço, os jogadores efectuam uma rotação, deslocando-se uma posição no sentido dos ponteiros do relógio (o jogador da posição 2 vai para a posição 1, o jogador 1 para a 6, etc.).


 Sanções disciplinares

    Se um jogador cometer uma falta de natureza antidesportiva, por exemplo, discordar da decisão do árbitro: o árbitro adverte verbalmente o jogador.

    Se o jogador tiver uma primeira atitude considerada grosseira: o árbitro penaliza, exibindo o cartão amarelo. O adversário ganha um ponto ou ponto e serviço.

    Se o jogador cometer o mesmo tipo de falta pela segunda vez ou tiver uma conduta injuriosa: o árbitro expulsa, exibindo o cartão vermelho. O jogador deixa o campo durante aquele
set.

    Se um jogador tiver uma conduta injuriosa ou cometer uma agressão: o árbitro desqualifica, exibindo simultaneamente os cartões vermelho e amarelo, na mesma mão. O jogador abandona definitivamente o recinto de jogo.


Juízes

   
 O jogo é dirigido por uma equipa de arbitragem, constituída por dois árbitros. O primeiro árbitro apita sempre para iniciar o serviço. O primeiro e o segundo árbitro apitam para parar uma jogada, assinalando por meio de gestos oficiais a natureza da falta, o jogador faltoso e a equipa que vai servir. No entanto, o primeiro árbitro tem autoridade sobre toda a equipa de arbitragem, auxiliares e membros das equipas. As suas decisões são irrevogáveis.

    Ao primeiro árbitro compete aplicar a qualquer membro da equipa as sanções mais adequadas. Também o marcador faz parte da equipa de arbitragem: é responsável pelo preenchimento do boletim de jogo, em colaboração com o segundo árbitro; controla a ordem de rotação e regista os pontos marcados. A ordem de rotação é determinada pela formação inicial de cada equipa.


Retirado de: Escola de Mirandela - Carlos Freitas
1